loader
  • +351 912 585 161
  • +86 139 2611 9920

FÁBRICA DE PÃO DE FORMA

  • Home
  • FÁBRICA DE PÃO DE FORMA

FÁBRICA DE PÃO DE FORMA

Como montar uma fábrica de pão de forma

(Primeiros passos)

Pensámos em si ao elaborar este artigo sobre como iniciar o seu negócio. Vamos guiá-lo no processo de abertura de uma fábrica de pão de forma. O nosso objetivo é ajudá-lo a concretizar o seu projeto e torná-lo realidade!

Hoje em dia, a venda de pão de forma tornou-se tão comum quanto a dos pães tradicionais de padaria.

Existem algumas versões destes pães em fatias que têm menos calorias do que os pães comuns, ou são isentos de glúten, o que lhes confere uma vantagem.

O consumo de pão é uma prática habitual em muitas casas, o que contribuirá para obter bons lucros neste negócio. Contudo, gostaríamos de salientar que todo o lucro é obtido com base no esforço que dedicamos às nossas tarefas.

Se deseja uma empresa de qualidade, precisa de se dedicar inteiramente para alcançar o sucesso. Concentre-se no melhor para o seu negócio e, claro! Tome nota das dicas que iremos abordar a seguir:

Planeie antecipadamente para evitar erros

Quando se trata de negócios, o planeamento é fundamental! Antes de iniciar qualquer coisa, é necessário estabelecer as metas que a sua empresa deve alcançar e estudar minuciosamente o seu público-alvo.

A primeira etapa do planeamento é estudar o seu público-alvo, pois este é a base de qualquer empresa. Depois de conhecer o tipo de cliente que pretende conquistar, poderá escolher a melhor localização para a sua empresa, a abordagem e o tipo de pão que irá vender.

Outro ponto importante é estar ciente das regulamentações da ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, uma vez que irá lidar com alimentos e existem normas a cumprir.

Além disso, é necessário conhecer as regras específicas do seu município para evitar quaisquer problemas ao longo da vida útil da sua empresa.

Avalie o mercado na cidade onde pretende investir

Conhecer o mercado na sua região é fundamental para montar uma fábrica de pão de forma.

Recomendamos que faça uma pesquisa sobre a região onde pretende estabelecer o seu negócio, para que esteja consciente dos prós e contras do seu investimento. Analise os setores de saúde e alimentação do local onde irá trabalhar e verifique as marcas comercializadas nesse ambiente.

Além disso, compreenda a rotina dos seus futuros clientes, como por exemplo, os mercados onde trabalham, o tipo de padarias que frequentam e outros estabelecimentos onde o seu produto pode ser oferecido.

Avalie também os melhores locais para abrir a sua fábrica, com bons acessos e uma boa estrutura.

Aprenda a fazer pão de forma

Este é o elemento fundamental do seu negócio, mesmo que não seja a pessoa que coloca a mão na massa (literalmente), é fundamental que saiba como se faz pão de forma. Isso ajudá-lo-á a garantir a qualidade do produto que é feito nas suas instalações e, assim, oferecer o melhor produto ao seu cliente.

Para além de conhecer e dominar a receita tradicional, é importante fazer experiências, expandir os seus horizontes e experimentar novas formas, ingredientes e sabores. Crie um cardápio único e pessoal, tenha produtos exclusivos e faça com que os seus clientes se apaixonem.

Invista no espaço, nos equipamentos e em profissionais de qualidade

Existem três pontos que farão parte da estrutura da sua empresa: o local, os equipamentos e os profissionais. É fundamental escolher cuidadosamente estes elementos para garantir o sucesso do seu negócio.

Apresentamos de seguida algumas informações sobre estes pontos para o ajudar a fazer as escolhas certas:

1 – O local

Se o seu objetivo é utilizar o espaço apenas para a produção, então não é necessário escolher um local com destaque geográfico. Escolha um local espaçoso, com boa cobertura de telefone e internet, para gerir facilmente as suas encomendas e manter contacto com os seus clientes.

A fábrica de pão de forma deve ser dividida entre área de produção, atendimento e administração. Além disso, opte por ter uma fábrica com acesso a um estacionamento de boas dimensões, para facilitar o carregamento e descarregamento de materiais.

2 – Os equipamentos

Para produzir os pães, precisará de equipamentos de qualidade para garantir que tudo decorra da melhor forma possível. Não poupe neste ponto, pois existem materiais essenciais no processo de produção.

A máquina para fabrico da massa é um dos equipamentos indispensáveis, pois será com ela que fará a mistura dos ingredientes para preparar a massa. Existem duas versões deste equipamento: uma lenta e uma rápida. A primeira tem maior capacidade, mas demora mais tempo. A segunda pode ter de uma a três opções de velocidade.

O resfriador e o doseador de água são equipamentos que visam fornecer líquido à máquina de fabrico da massa, garantindo a qualidade da massa do pão.

Precisará também de uma mesa de aço inoxidável, onde será feita a mistura. Este é o equipamento que será usado em todas as etapas.

Além dos equipamentos mencionados acima, precisará de balança, divisora de coluna, modeladora, assadeiras, esteiras, fatiadoras, fôrmas, câmara de fermentação, armários, forno e batedeira.

3 – A equipa

Tenha ao seu lado uma boa equipa de funcionários com experiência no mercado. Irá precisar de uma equipa focada na produção dos pães, profissionais para o atendimento e um gestor competente para cuidar da administração.

É importante também ter uma equipa de limpeza, que poderá ser contratada a uma empresa especializada neste setor.

Formar uma equipa qualificada, responsável e coesa é o aspecto mais importante deste guia. Eles serão seus aliados na expansão do seu negócio.

Empenhe-se em ser fornecedor, mas não negligencie a venda a retalho

Sabia que existem diferentes tipos de fábricas de pão de forma? Não precisa limitar-se a um único modelo de negócio. Escolha a tipologia que melhor se adequa a si.

Fábricas de serviço: Este tipo de

Dedique-se a ser fornecedor, mas não negligencie a venda a retalho.

Sabia que existem diferentes tipos de fábricas de pão de forma? Não precisa limitar-se a um único modelo de negócio. Escolha a tipologia que melhor se adequa a si.

Fábricas de serviço: Este tipo de empreendimento vai para além da simples produção de pão de forma. Pode comercializar os produtos da sua marca e também vender outros tipos de alimentos para complementar as vendas.

Fábricas de conveniência: Assemelham-se um pouco às lojas de conveniência, mas, neste caso, o foco está apenas na produção de alimentos. Pode vender pães, doces, bolos e salgados, por exemplo.

Fábricas tipo boutique: Nestas fábricas, são vendidos exclusivamente pães de fabrico próprio e produtos importados. Geralmente, estão localizadas em bairros de classe alta.

Além destas opções, existe também a possibilidade de se tornar fornecedor de supermercados e padarias. Pode até optar por ambas, pois uma não exclui a outra.

Não espere mais, abra já a sua fábrica de pão de forma!

Cheery 2024

    Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das nossas atualizações.