LOJA DE MOBILIÁRIO
Como abrir uma loja de venda de móveis?
(Primeiros passos)
Quer saber como abrir uma loja de móveis? Então siga passo a passo as dicas que se seguem para abrir e ter sucesso com a venda de móveis! O mercado de móveis sempre foi um dos mais fortes e com isso tornou-se também bastante competitivo em algumas cidades. Mas mesmo assim continua a ser uma grande opção de investimento para novos empreendedores que desejem iniciar um negócio próprio. Para tentar ajudar a maior quantidade possível de pessoas fizemos questão de destacar ao longo deste artigo uma série de informações práticas para iniciar uma loja de móveis com sucesso..
Planeamento
É preciso estar atento não só em relação à abertura deste negócio e ao investimento inicial, mas principalmente ao planeamento antes de realizar qualquer ação. Dizemos isto porque não adianta montar uma loja de móveis nova na sua cidade se as que já estão lá há mais tempo não estão a conseguir bons resultados. Por isso, recomendamos que realize uma pesquisa prévia para verificar se as pessoas procuram móveis com frequência e a quantidade de concorrentes que terá de enfrentar. Com esses detalhes em mãos, poderá começar a delinear o seu plano de negócios com maior segurança e assim ter um controlo geral do que precisará para abrir a sua nova loja de móveis. Então, pesquise para saber quais os tipos de móveis mais vendidos, quais as maiores lojas do ramo na sua região, quais as vantagens diferenciadoras que poderá oferecer aos seus clientes e as estratégias para se posicionar corretamente no mercado.
Localização
O que qualquer consultor no ramo recomendará é que procure alugar um ponto comercial em locais estratégicos, onde as pessoas costumem frequentar exclusivamente para comprar produtos para casa, como por exemplo, um retail park. Portanto, pode ser no centro da cidade, próximo de outras lojas de produtos para casa ou mesmo em zonas de comércio popular, e procure um local com muitos lugares de estacionamento. Certamente já deve saber que precisará de investimento, e o aluguer desse ponto comercial será um dos mais importantes a realizar. Desta forma, escolha um local apropriado para este tipo de loja e leve em consideração também a estrutura interna da loja, sendo que será preciso ter uma boa área de stock, de vendas, um escritório e casas de banho. No mínimo, precisará de um espaço com cerca de 100m² a 250m² para abrir uma loja pequena de móveis.
1–Legalização do comércio de móveis
Desde o princípio, é super importante procurar um escritório de contabilidade de sua confiança para iniciar o processo de abertura legal de sua empresa. Afinal, será necessário dar entrada na junta comercial, solicitar a licença na câmara municipal, além de vários outros ~requisitos legais para que tudo possa funcionar.
2–Fornecedores de móveis para sua loja
Uma das coisas mais importantes para sua empresa serão os fornecedores de móveis, pois serão eles que irão fornecer a sua loja com produtos de qualidade. Então é fundamental dedicar algum tempo a analisando e selecionar os melhores fornecedores, pois deve levar em consideração não apenas o preço dos móveis, mas principalmente a qualidade. O ideal é procurar sempre comprar direto das fábricas, porque assim conseguirá adquirir produtos com preços mais acessíveis, que lhe proporcionarão uma margem de lucro mais interessante. Veja alguns móveis dos nossos parceiros na loja da cheerychave.com.
3–Contratação de funcionários
Esta é outra etapa que precisará pensar muito bem ao decidir abrir uma loja de móveis. Afinal, você precisará de vendedores, pessoas para trabalhar no caixa da loja, funcionários para cuidar do stock de móveis, pelo menos uma empregada de limpeza, pessoas para entregar e montar móveis. Enfim, são várias pessoas necessárias numa loja de móveis. Então você poderá começar a pensar em quantas pessoas e para quais funções será preciso contratar.
4–Organização interna e externa da loja
Em todo este processo para abrir a sua loja de móveis, precisará de fazer uma boa decoração no seu espaço de trabalho. Contrate uma empresa do ramo para fazer uma fachada bem chamativa para sua loja, invista na informatização, compre materiais de escritório e outros equipamentos básicos de trabalho. Tudo isso irá chamar ainda mais a atenção das pessoas e dará um ar mais sofisticado à sua loja..
O que vender em uma loja de móveis?
Naturalmente, irá vender todos os tipos de móveis para casa na sua loja. Podem ser móveis para a sala, quarto, cozinha, para a casa de banho e como fazem algumas lojas utensílios para o lar. Veja alguns exemplos de produtos que podem ser vendidos na sua loja:
- ofá;
- Mesa de jantar;
- Camas;
- Cadeiras;
- Armários;
- Racks e painéis;
- Banquetas;
- Guarda-roupas;
- E muito mais…
Investimento
Muitas pessoas que iniciam agora querem saber exatamente quanto custa montar uma loja de móveis antes de começar tudo isso. Porém, no geral, não tem como dizer exatamente quanto irá gastar, sendo que dependerá da localização, do tamanho da loja e dos tipos de móveis que pretende colocar à venda. No entanto, o seu investimento inicial para abrir tudo isto e começar a trabalhar irá ficar entre 27 mil e 53 mil dólares, mas tudo dependerá de vários fatores como mencionamos anteriormente. Existem casos de lojas de móveis que o investimento ficou em mais de 106 mil dólares. A maior parte deste investimento irá ficar por conta da compra do stock inicial de móveis, estrutura da loja, compra de um veículo para realizar entregas de móveis e outros custos diversos.
É um negócio viável?
Sim, este é um negócio que pode tornar-se bastante lucrativo para si, porém é um tipo de negócio que só gera resultados a longo prazo. Portanto, precisa de ter paciência e investir no planeamento, porque a tendência é que demore de 1 a 2 anos para recuperar o seu investimento feito. O faturamento médio mensal de uma loja de móveis será bastante variável. Portanto, não tem como dizer um valor exato que irá faturar. Porém na média, numa cidade com cerca de 100 mil habitantes, é possível atingir um faturamento mensal na faixa dos 6 a 13 mil dólares. A sua margem de lucro também será bastante variável, porém ele deve ficar na faixa dos 15% a 20%. Neste início de negócio, é fundamental que tenha total controle financeiro no seu negócio. Defina um salário para si próprio e o lucro que sobrar no caixa da empresa, reinvista para que ela possa crescer mais rapidamente e gere mais lucro no futuro..
Vale a pena abrir uma loja de mobiliário?